Renda Fixa

Investimento em que as condições de rentabilidade são determinadas já no momento da aplicação.

Investir em Renda Fixa significa emprestar dinheiro para alguém, como banco, empresa ou para o governo. Na contrapartida, você recebe uma remuneração. Quem ganha com isso não é só o investidor. Para quem emite esse título, é uma forma de captar recursos e financiar seus projetos ou negócios, gerando mais oportunidades para nosso País.

Nos investimentos em renda fixa, a remuneração, ou sua forma de cálculo, é previamente definida no momento da aplicação.

Na renda fixa, assim como em qualquer investimento, sempre existe a possibilidade de perda do capital investido, no todo ou em parte.

Por exemplo, se o emissor do título não cumpre a obrigação assumida, o investidor deixará de receber uma parte ou a totalidade da quantia pactuada.

Outro risco possível é de, ao final da aplicação, a rentabilidade se revelar menor do que a oferecida para outras aplicações de risco similar e disponíveis durante o mesmo período.

Tesouro Direto

Programa do Tesouro Nacional para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, por meio da internet, com diferentes tipos de rentabilidade (prefixada, ligada à variação da inflação ou à variação da taxa de juros básica da economia – Selic), de prazos de vencimento e de fluxos de remuneração.

Aplicação Inicial a partir de aproximadamente R$ 30,00 e liquidez diária garantida pelas recompras pelo Tesouro Nacional, por meio do qual o investidor pode resgatar os títulos antes do vencimento ao preço do mercado secundário.

Imposto de Renda sobre o lucro conforme prazo da aplicação e pago no momento da venda ou vencimento do título (veja tabela ao lado). Ou seja, o investidor ganha todo o rendimento da capitalização dos juros até o momento do resgate.

CDB (Certificado de Deposito Bancário):

Título que os bancos emitem para se capitalizar – ou seja, conseguir dinheiro para financiar suas atividades de crédito.

A rentabilidade normalmente é atribuída a um percentual do CDI (X% do CDI), mas também é possível encontrar títulos com rentabilidade pré-fixada (X% ao ano). Imposto de Renda sobre o lucro conforme prazo da aplicação (veja tabela abaixo).

Tabela IR Regressiva

LCI/LCA (Letra de Crédito Imobiliário / Agronegócio):

Título de renda fixa emitido por um banco e lastreado por empréstimos imobiliários/do agronegócio.

A rentabilidade é atribuída a um percentual do CDI – Certificado de Deposito Interbancário (X% do CDI).

Produto Isento de Imposto de Renda.

Amaril Franklin CTV Ltda