São contratos que garantem o direito de compra ou venda de uma determinada ação dentro de um prazo estipulado, a um valor prefixado.

Estratégia

Contratos de opções são instrumentos derivativos para mitigar riscos ou criar estratégias especulativas em relação a trajetória de preços de uma ação.

Todas as negociações de compra e venda de opções são intermediadas por corretoras. O consumidor deve buscar, nas corretoras, um assessor de investimentos para aconselhar ou montar uma estratégia.

Prêmio

Valor da opção, que é negociado em mercado e pago pelo comprador da opção ao vendedor quando da realização do negócio. O prêmio não se trata de um adiantamento, mas sim do valor do direito de comprar (se forem opções de compra), ou vender (opções de venda), a ação por um preço pré-determinada (preço de exercício) durante um certo período de tempo (até o vencimento da opção).

Se o direito negociado refere-se a uma compra, diz-se que a opção é de compra ou de call.

Put

Se o direito se refere a uma venda, dizemos que a opção é de put.

É o valor fixado para a compra ou venda do papel nos contratos de opção. Também é chamado de strike price.

Vencimento

As opções sobre ações têm vencimento na terceira segunda-feira de cada mês.

Comprador ou Titular da Opção

Numa operação de compra, ele adquire o direito de comprar o ativo até o vencimento, e tende a fazê-lo se a cotação da ação no mercado à vista estiver maior do que o preço de exercício. Para ter esta garantia, ele paga um prêmio.
Numa operação de venda, ele tem o direito de vender a ação e tende a exercê-lo se o valor do papel estiver menor que o do exercício.

Vendedor ou Lançador

Numa operação de compra, tem a obrigação de vender a ação ao preço combinado. Para isso, recebe um prêmio. Na de venda, tem o compromisso de comprar o ativo se o comprador assim o quiser.

Custos e Tributos

As operações realizadas no mercado de opções estão sujeitas a:

    • Taxa de corretagem (livremente pactuada entre o cliente e a Corretora que ele contratar). A taxa é calculada sobre o valor das operações em pregão, isto é, sobre o valor dos prêmios. Se houver o exercício da opção, será cobrada, tanto do lançador como do titular, a corretagem sobre o valor de exercício, ou seja, o resultado da multiplicação do preço total da operação pelo número de ações de cada opção exercida;
    • Taxa de registro;
    • Emolumentos;
    • Taxas de liquidação.
    • Taxas de Custódia

O Imposto de Renda incide sobre todas as operações, sendo que os procedimentos são diferenciados para operações financeiras e não financeiras.

O risco do titular de uma opção está limitado ao valor pago pelo prêmio da opção. No entanto, é necessário que o investidor esteja consciente de que ele poderá perder até a totalidade de seu investimento, se o comportamento do preço a vista da ação objeto, após a aquisição das opções e até o seu vencimento, não for favorável à sua posição (as opções são válidas apenas por determinado período, ao final do qual expiram).

Explicando melhor: no caso das opções de compra, se o titular permanecer de posse da opção até o vencimento e, nessa data, o preço a vista da ação estiver abaixo do preço de exercício, ele não a exercerá (não seria vantajoso comprar as ações por preço maior do que o do mercado). No jargão do mercado, a opção terá “virado pó” e o investidor terá perdido integralmente a quantia que gastou para adquiri-la.

Risco na Venda a Descoberto (Lançamento de Opções)

O lançamento de opções de compra a descoberto, ou seja, para assumir o compromisso de vender ações, que o investidor não possui, é uma estratégia que envolve um elevado grau de risco.

Explicando melhor: o titular da opção somente vai exercê-la se o preço a vista do papel for superior ao preço de exercício da opção. Para o lançador, isso significa que ele será obrigado a adquirir as ações no mercado a vista para entregá-las pelo preço de exercício. A partir do momento em que a diferença entre o preço a vista e o de exercício for maior que o prêmio recebido, o lançador estará incorrendo em prejuízo, que aumentará de acordo com a valorização da cotação a vista.

Outro aspecto a ser considerado nessa estratégia é que, durante toda a vigência de sua posição, o lançador descoberto estará obrigado a depositar garantias para cobrir os prejuízos potenciais da operação, cujo valor é calculado diariamente pela CBLC – Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia.

Prazo de Expiração das Opções

É importante que o investidor esteja consciente que as opções têm data de vencimento e o direito de exercício é válido até esta data. Após a data de vencimento, a opção expira, perdendo totalmente sua validade.

Amaril Franklin CTV Ltda