TAM decidiu não renovar o contrato com a operadora de programas de fidelidade e fará operação estimada em R$ 1,2 bilhão tirar empresa da bolsa.

Por G1

05/09/2018

A TAM Linhas Aéreas, subsidiária integral da Latam, decidiu não renovar o contrato com a operadora de programas de fidelidade Multiplus e fechar o capital da empresa, informou a Multiplus nesta quarta-feira (5).

A Multiplus disse que recebeu comunicado da TAM, que detém cerca de 73% da empresa, informando que pretende realizar uma oferta pública de aquisição de ações ordinárias (OPA) para cancelamento do registro de companhia aberta da Multiplus e a saída do novo mercado.

Na carta à Multiplus, a TAM disse que o preço de compra pretendido é de R$ 27,22 por ação, equivalente ao preço médio ponderado dos últimos 90 pregões e ajustado por dividendos, com prêmio de 11,6% sobre o valor de fechamento na terça-feira, de R$ 24,40.

A operação de aquisição está estimada em R$ 1,2 bilhão.

Em comunicado, a Latam justificou a decisão de fechar o capital da Multiplus à baixa evolução da participação de mercado do programa e a intenção de administrar internamente o programa de fidelidade no futuro.

“No entanto, apesar dos esforços coordenados da Latam, da Latam Airlines Brasil e da Multiplus, essa força inerente ao produto não foi suficiente para reforçar a liderança da Multiplus no mercado brasileiro de pontos de fidelidade, cada vez mais competitivo”, disse a Latam

Atualmente, a Latam trabalha com dois programas de fidelidade: o Multiplus no Brasil (programa herdado da TAM antes da fusão com a LAM) e o Latam Pass, principal programa na maioria dos mercados de língua espanhola.

No comunicado, a companhia destacou que, diferentemente do Multiplus, o Latam Pass é “totalmente de propriedade da Latam e operado internamente pela empresa”.

“A fim de minimizar os custos de transição e atrito para todas as partes interessadas, o Latam Airlines Group decidiu apoiar a Latam Airlines Brasil na busca da aquisição completa da Multiplus”, acrescentou.

No 2º trimestre, a Multiplus teve lucro líquido de R$ 73,8 milhões, recuo de 41,4% ante mesma etapa de 2017.

Amaril Franklin CTV Ltda